sexta-feira, 12 de junho de 2009

ESTADO ATUAL E MELHORIAS NO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO E EXTERNO DA APF, VISANDO A MELHORIA DA GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.

RESUMO

A importância da Gestão da Segurança da Informação para os governos é tema reconhecido, nacional e internacionalmente, em estudos, pesquisas e práticas implementadas pelas organizações públicas.

A formulação de uma política de Gestão de Segurança da Informação e Comunicações para a Administração Pública Federal Brasileira é atribuição da SGSIC.

A Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional, por meio da Instrução Normativa GSI n. 1, de 13 de junho de 2008, disciplinou a Gestão de Segurança da Informação e Comunicações na Administração Pública Federal, direta e indireta e dá outras providências.

Com a finalidade de contribuir para a melhoria da Gestão da Segurança da Informação e Comunicações na APF, estamos apresentando um diagnóstico da situação atual, com base em pesquisas realizadas por organismos confiáveis, dos quais citamos a fonte, e sugerindo a utilização de técnicas e métodos recomendados tanto nacionalmente quanto internacionalmente sem descurar da especificidade da legislação brasileira.

Conclui-se, com este trabalho, que a formulação de uma política de Gestão de Segurança da Informação foi um passo importante e estratégico para a implantação de um sistema nacional de segurança da informação e acredita-se que a sua implementação fornecerá um direcionamento relevante para a mudança da cultura da segurança da informação no Brasil.

(Esse trabalho está sendo realizado por mim, como parte da disciplina Auditoria e Certificação de Segurança da Informação, do curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações, na Universidade de Brasília.)

Nenhum comentário: