terça-feira, 2 de junho de 2009

O QUE É CONHECIMENTO

O conhecimento não existe separado das pessoas, dos processos, ou da infraestrutura de uma organização e de sua rede de relacionamentos. Ele é parte de todas estas coisas e progressivamente a parte mais essencial. A habilidade de mobilizar recursos de conhecimento tem se tornado mesmo mais crítica que a habilidade para controlar e acumular recursos físicos e financeiros. Assim como os recursos financeiros têm começado a tomar o carater de “commodities”, a habilidade de capitalizar recursos de conhecimento está se transformando em criação de singularidades e diferenciação de valor.
Quando uma organização desenvolve a habilidade para construir, acessar e alavancar seus recursos de conhecimento ela está criando uma vantagem de conhecimento.
A capacidade e o sucesso de uma sociedade é largamente função de como seus recursos podem ser alavancados. Eles incluem recursos naturais, locações geográficas, capacidade das pessoas e recursos como Capital Intelectual (IC). (1)(2)
Isso também implica, a longo-prazo, na responsabilidade de fomentar o desenvolvimento da força de trabalho competitiva que vai concorrer para economia global e regional.
_________________________________________________________________________________
(1) Capital Intelectual (IC) é usado para denominar todos os aspectos tácitos e explícitos da personalidade.
(2) O texto acima está baseado em artigos de Jean-Claude Guenón, Universidade do Canadá e Wiig, Karl. M.

Nenhum comentário: