quarta-feira, 24 de junho de 2009

OFÍCIO

O ofício deve conter as seguintes partes:
a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede:
Exemplo:
Of. 123/2002-SG/BCB
b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita:
Exemplo:
Brasília, 24 de junho de 2009.
c) assunto: resumo do teor do documento
Exemplo:
Assunto: Necessidade de aquisição de novos computadores.
d) destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício deve ser incluído também o endereço.
e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:
- Introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que".
- Desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma idéia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;
- conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.
Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estes estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.
Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:
- introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:
"Em resposta ao Aviso nº 01, de 25 de maio de 2009, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 2009, do Departamento de Segurança, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."
Ou
"Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama n. 12, de 1º de fevereiro de 2009, do Presidente da FEBRABAN, a respeito de projeto de modernização de técnicas de segurança para Bancos."
- desenvolvimento: se o autor da comunicação desejar fazer algum comentário a respeito do documento que encaminha, poderá acrescentar parágrafos de desenvolvimento; em caso contrário, não há parágrafos de desenvolvimento em aviso ou ofício de mero encaminhamento.
f) fecho;
g) assinatura do autor da comunicação; e
h) identificação do signatário.

MODELO DE SOLICITAÇÃO DE TREINAMENTOS JUNTO AO PAI PAD




Timbre da Prefeitura Solicitante


Nome do Município, _____ de _______________ de 2008.



Ilmo. Sr.
Prof. Dr. Everton Felipe Furtado
MD Coordenador
PAI PAD/Ribeirão Pires

Venho por meio deste, solicitar, junto ao PAI PAD, o curso de treinamento em EDIBS (Estratégias de Diagnóstico e Intervenção Breves para o uso problemático de álcool) para a equipe (do Programa de Saúde da Família ou Programa de Agentes Comunitários de Saúde – especificar), da cidade _____________________, pertencente ao DRS XIII.
Segue abaixo a relação com os nomes de profissionais e suas respectivas funções.




Atenciosamente,



Assinatura da Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário: