terça-feira, 28 de julho de 2009

SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA

Muito interessante a Lei nº. 11.988, de 27 de julho de 2009, assinada pelo Presidente da República , e que cria a Semana de Educação para a Vida.
Nesta semana, que ocorrerá todo ano, os alunos da rede pública de ensino médio e fundamental terão a oportunidade de aquirir alguns conhecimentos não pertinentes ao currículum escolar mas necessários à sua vida, ou à vida de todos nós, como ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, sexualidade, prevenção contra doenças transmissíveis, direitos do consumidor, Estatuto da Criança e Adolescente, etc.
Isso me faz lembrar da matérias EMC - Educação Moral e Cívica e OSPB - Organização Social e Política do Brasil, que eram ministradas nas escolas.
O bom seria que o ensino não tivesse se distanciado tanto da realidade a ponto de precisarmos separar um semana por ano para nos educarmos ou a nossos filhos, para a vida. A escola não é vida?
Mas, se nos afastamos tanto, é válida e louvável a iniciativa dos idealizadores da lei. Apenas gostaria de lembrar que o termo 'et cetera', colocado na letra da lei pode dar lugar a muitas analogias e interpretações que nem sempre serão fiéis ao desejo do legislador ao escrevê-la.
Leia a lei aqui

Nenhum comentário: