sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CRIMES AMBIENTAIS

Excelente a entrevista da Revista Veja de novembro de 2009, com o ativista político e Nobel da Paz argentino, Adolfo Perez Esquivel.
Esquivel defende a idéia de que os crimes ambientais "sejam tipificados como ofensas contra a humanidade e julgados na Corte de Haia".

Em resposta à pergunta da Veja sobre o presidente americano Barack Obama, Esquivel disse: "Não acho que é certo um Nobel da Paz enviar tropas para o Ageganistão ou manter prisões em Guantánamo. Muitas vezes os governantes não fazem o que querem, mas o que podem fazer. Acho que é o caso de Obama. Só espero que ele consiga honrar o Prêmio Nobel que ganhou.

Esquivel finaliza a entrevista falando sobre o porquê de, aos 78 anos, ainda realizar protestos radicais, com o seguinte argumento: "Larguei o cargo de professor na faculdade de arquitetura para me dedicar aos direitos humanos. Hoje, quando me perguntam qual é a minha profissão, digo que sou um ativista político. Nunca vou deixar de ser. Continuo em busca dos meus ideais. É o mínimo que posso fazer a esta altura da vida. "

Nenhum comentário: