terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DIAGRAMA DE LAÇOS CAUSAIS

1. Dependências causais e laços de feedback
Quando a variável X afeta a variável Y através de dependência positiva, isto significa que Y muda na mesma direção que X.
Esta dependência é representada por uma flexa com polaridade positiva. Se a variável X afeta a variável Y através de dependência negativa , isso significa que Y muda na direção oposta de X. Esta dependência é representada com uma flexa com uma polaridade negativa.
Referências:
Sterman, John D.(2000)"Business dynamics: systems thinking and modeling for a complex world". Boston: Irwin McGraw-Hill, 2000.
2. Sistemas Dinâmicos
Sistemas Dinâmicos reconhecem dois tipos de laços de feedback - positivo e negativo.
Laços de feedback positivo são algumas vezes chamados de reforço, enquanto os negativos podem ser referidos como balanceadores de equilibrio.
Isto pode ser ilustrado como um diagrama de laço causal. O exemplo que John Sterman dá em sua introdução para este assunto é da dependência entre galinhas e ovos. Quanto mais galinhas nós temos, mais ovos serão produzidos. Quanto mais ovos existem mais galinhas podem ser incubadas.
Por outro lado, laços de feedback negativos opõem mudanças ao longo da cadeia de dependência e estabilizam o sistema.
John Sterman oferece um exemplo similar para ilustrar este caso. Agora existem galinhas vivas e um bando de galinhas que atravessam a rua.
Neste caso, se nos colocamos mais galinhas, haverá uma alta chance de que mais delas atravessem a rua. Quando galinhas morrem na estrada, o resultado é que nós teremos menos galinhas do que costumava ter no início.

Nenhum comentário: