terça-feira, 3 de agosto de 2010

PARA CONHECER O MARANHÃO

Roteiro de Viagem.
Saímos de Brasília na madrugada do dia 25 de julho em um vôo da Tam. Chegando em São Luís nos hospedamos no Hotel Praia Mar Ponta d´Areia. Excelente local quando você vai com criança, pois a estrutura do hotel é ótima, tem espaço para brincar, um café da manhã que não deixa nada a desejar e um bom atendimento. No dia seguinte viajamos para Barreirinha, para visitar os Lençóis Maranhenses. A falta de estrutura para o turismo nesse momento se faz sentir. Parte-se do suposto de que, já que o cliente está de férias, tudo é festa, o que não é verdade. Um pouco de conforto e limpeza tanto nas vãs como nas pousadas, seria muito bem vindo. O espetáculo de Lençóis, com suas dunas e suas lagoas é algo estonteante, de deixar deslumbrado qualquer um que se aventure a conhecer esse lugar. Vemos, por um instante a nossa dimensão em comparação ao descampado daquele deserto com água. No dia seguinte, partimos de Barreirinha em uma lancha voadora (é assim que eles chamam a pequena lancha, com capacidade para 12 pessoas), que se locomove velozmente pelo Rio Preguiça. Visitamos várias praias, alimentamos os macacos, que esperam por um pedaço de banana e fazem pose para as fotos. Nâo sei quem se diverte mais, se os turistas com os macados ou os macacos com os turistas. Por fim almoçamos um belo peixe (pescada amarela) frito, na praia de Caburé. Voltamos para São Luís e, no dia seguinte, fazemos um passeio às cidades de Raposa e São José de Ribamar, com direito a passeio de lancha (dessa vez, não voadora) pelo mar, e compra de artesanato na cidade de Raposa. Observamos as pequenas casas de palafita nesta cidade. Finalmente voltamos a São Luís e ao Hotel Praia Mar. Aproveitamos para visitar os parentes e sentir um pouco desse calor humano que acompanha o pessoal da Ilha do Amor.