sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

OVERSHOOT


Overshoot significa exceder, ir longe demais, ultrapassar limites acidentalmente - sem qualquer intenção. Há, de modo geral, uma construção excessiva de barcos de pesca. Consequentemente, as frotas de barcos pesqueiros crescem tanto que acabam por pescar muito além da pesca sustentável. Isto esgota a população de peixes e obriga os barcos a permanecerem nos portos. A indústria química tem produzido mais produtos químicos com cloro do que a atmosfera superior pode assimilar com segurança. Agora a camada de ozônio estará perigosamente comprometida durante décadas até que se reduzam os níveis de cloro na atmosfera.
Mas as consequências não precisam ser catastróficas. O overshoot pode levar a dois diferentes resultados. Um é alguma forma de ruptura. O outro é uma reviravolta deliberada, uma correção, uma prudente desaceleração.
Todas as pessoas tem uma "visão de mundo"; ela influencia o que elas olham e vêem. Ela funciona como um filtro; reconhece informações consistentes com suas expectativas (geralmente subconscientes) acerca da natureza do mundo; faz com que sejam desconsideradas informações que contrariem ou não confirmem essas expectativas. Quando as pessoas olham o mundo através de um filtro, tal como uma vidraça ou um mundo colorido, elas normalmente vêem através dele em vez de vê-lo efetivamente - e, portanto, também, têm visões do mundo.
Semelhantemente a qualquer outro ponto de observação - por exemplo, o topo de uma colina - uma perspectiva sistêmica permite às pessoas verem coisas que elas jamais notariam a partir de qualquer outra posição vantajosa, e que poderia bloquear a visão de outras coisas.
(Meadows, Donella H. Limites do Crescimento: a atualização de 30 anos/ Donella Meadows, Jorgen Randers, Dennis Meadows.)

Nenhum comentário: