terça-feira, 3 de maio de 2011

SOBRE A FALÁCIA DOS GRINGOS

Para quem se admira e se questiona sobre a suposta morte do OSAMA BIN LADEN, sugiro que leia o livro A doutrina do choque: A ascenção do capitalismo do desastre, da jornalista canadense, Naomi Klein.
Nas primeiras páginas do livro a escritora conta a história da tragédia ocorrida em Nova Orleans, em 2005, com o furacão Katrina. Vou colocar aqui algumas frases de americanos, ditas na época.
Conforme relata a autora, Richard Baker, um proeminente congressista republicano da cidade, teria declarado a um grupo de lobistas: "Nós finalmente fizemos a limpeza dos prédios públicos de Nova Orleans. Nós não podíamos fazer isso, mas Deus fez."
Joseph Canizaro, um dos mais ricos empreendedores de Nova Orleans, tinha acabado de expressar um sentimento parecido:"Acho que nós temos um terreno limpo para começar de novo. E com esse terreno limpo, temos algumas oportunidades muito grandes".
Um povo que tem a coragem de dizer isso, após uma catástrofe que se abateu sobre um estado deles, o que não faria com o mundo?

Nenhum comentário: