quinta-feira, 14 de junho de 2012

SISTEMAS DINÂMICOS

Não é segredo que o mundo em que nós vivemos é complexo e que está se tornando mais complexo a cada minuto.

Problemas como poluição, falta de energia, inflação, desemprego, crimes e decadência urbana afetam a todos nós.

Ninguém pode ser especialista em todos os assuntos. Mas quando nós pedimos ajuda aos especialistas, eles sempre parecem confusos e isolados do verdadeiro problema e procuram achar determinadas peças do problemas que o tornem factível de ser encaixado dentro daquela área de conhecimento que ele (o especialista) domina. Existe um ditado popular que diz: “Se a única ferramenta de um homem é um martelo, tudo para ele são pregos”.

Em outras palavras, nós todos precisamos entender o mundo ao nosso redor, para podermos sobreviver, mas não podemos nos tornar “experts” em todos os assuntos.

Surpreendentemente, há uma forma de aprender como lidar com o mundo a nossa volta, com toda a sua complexidade, sem nos transformarmos em um “superman”. A resposta está em trabalharmos com uma abordagem que poderia ser denominada “sistemas dinâmicos”.

EXPECTATIVAS

Se essa abordagem pode fazer isso tudo, porque ela ainda é tão pouco conhecida?

Primeiramente porque as escolas são normalmente lentas ao mudar a sua grade curricular. Esta matéria ainda é nova e parece muito estranha para muitas pessoas que foram treinadas na forma tradicional de pensar. A segunda razão, e talvez a mais importante, é que a maior parte do que foi escrito o foi de forma extremamente técnica, em linguagem matemática e portanto de difícil leitura e compreensão.

No entanto, se você estiver disposto a despender um esforço moderado no sentido da compreensão e aprendizado dessa matéria, e estiver disposto a repensar aquelas coisas que você considera que já estão incorporadas ao seu modelo mental, ou seja, estiver disposto a se abrir ao novo, poderá verificar que:

1. Será fácil para você aprender novos assuntos. Muitos problemas são pensados de forma isolada e independente dos outros, o que torna difícil a aprendizagem, pois você estará sempre recomeçando do zero. Se usar uma abordagem de sistemas dinâmicos, verá que cada novo conhecimento poderá ser construído em cima e utilizando o conhecimento que você já possui sobre outros assuntos.

2. A utilização da abordagem de sistemas dinâmicos não garante a solução para cada um dos problemas apresentados, mas aumenta as chances de sucesso.

3. Você obterá algumas sugestões sobre estratégias efetivas pra influenciar o mundo a sua volta. A abordagem de sistemas dinâmicos pode ajudar você a identificar uma grande quantidade de pontos no sistema onde seu esforço terá uma grande chance de sucesso.

4. Finalmente, você obterá alguma ajuda no desenvolvimento de uma visão própria do mundo. Tanto na escola como fora dela, o conhecimento que lhe é transmitido vem em bits ou pedaços, com a visão de sistemas dinâmicos você poderá criar uma forma de observar estas partes, não de forma fragmentada, mas como um todo, o que lhe mostrará com mais clareza, onde atuar, para obter o máximo de resultados exitosos.

Fonte: Draper L. Kauffman, Jr.
Systems One: An Introduction to Systems Thinking
The Future Systems Series.


Nenhum comentário: