segunda-feira, 27 de maio de 2013

ESSE MUNDO PEQUENO

Um dos muitos relatos bíblicos, contidos no Pentateuco, que se supõe tenha sido escrito por Moisés, é sobre a construção de uma torre, que ficou conhecida como a Torre de Babel. Conforme consta da Bíblia, Deus ordenou aos homens que povoassem a Terra e estes, em determinado momento, sentindo medo de se perderem, resolveram criar um marco, uma torre, conforme o seu pensamento na época, uma torre que tocasse os céus. Dessa forma eles não se perderiam uns dos outros, pois teriam um marco para onde voltar, assim que se aventurassem um pouco mais e se distanciassem do seu ponto de origem.

Relata a Bíblia que Deus, ao olhar para a Terra não gostou daquele intento, talvez por que aquela pretensão iria de encontro à sua ordem de: “Crescei e multiplicai-vos e povoai a Terra”.

Os homens eram relativamente poucos e como falavam a mesma língua, estariam aptos a realizar qualquer intento a que se propusessem. Deus então confunde os homens alterando a sua linguagem, a sua forma de expressão. Nesse momento eles deixaram de se entender e passaram a discutir entre si e a não entenderem mais a solicitação do outro. Em virtude disso, eles resolveram se dividir de acordo com a sua linguagem. A linguagem foi então o ponto em comum que aglutinou os homens em pequenos grupos.

Eis que, no entanto, muito tempo depois, surge a internet e a mesma começa a possibilitar que as pessoas se entendam de várias formas, muitas vezes, à revelia da linguagem de origem de cada uma das pessoas que a acessa. A linguagem começa a ser pictórica, começa a ser unificada, porque simplificada. Hoje, uma pessoa do Brasil aprende com o povo da Islândia, que por sua vez, aprende com o povo do Peru e da Bolívia. Mas, como o povo não está acostumado a cooperar e sim a lutar para conseguir o seu sustento, e a pensar que os recursos são limitados, ele não aceita que as pessoas possam se unir para conseguir seus ideais mais nobres, de justiça, de paz, de compartilhamento, de igualdade para todos.

Então o que fazer? Dessa vez Deus não interveio para separar as pessoas, então resta ao ser humano tentar boicotar esse processo natural de união para conseguir atingir os céus. Espalham-se então boatos pela Internet, procura-se criar divisão, irmão contra irmão, como sempre aconteceu até hoje. As pessoas não podem mudar o sistema estabelecido.

Mas, e você? O que você acha? Podemos ou não construir a Torre que deixamos inacabada? Podemos ou não nos irmanarmos para criar uma sociedade mais justa? A resposta é sua, a resposta é minha, a resposta é nossa.

Se quiser mais detalhes, acesse o site: http://www.redemocratica.org.br

E que Deus nos abençoe! God bless us!

Nenhum comentário: