terça-feira, 7 de maio de 2013

Você controla a altura em que deseja voar

Nos anos 70 um livro foi bestseller, esse livro, pequeno, foi o Fernão Capelo Gaivota, de autoria de Richard Bach.
E, interessante é que nós, brasileiros, vivíamos os anos de chumbo, da ditadura militar, mas havia em todos, um sonho de liberdade que se identificou com o vôo da gaivota, do livro citado.
A liberdade, considerada por alguns como o segundo bem mais valioso, sendo o primeiro a vida, é considerada, por outros, o bem mais valioso, sendo mais importante que uma vida sem liberdade.
Nós acreditávamos em um futuro promissor, seguíamos a letra do samba do Chico Buarque, que dizia, "apesar de você, amanhã há de ser, um novo dia". E conseguimos, as Diretas Já, conseguimos eleger um Presidente e mais outro, até chegarmos ao PT, que era visto como o sonho de muita gente, era um partido de oposição, um partido dos trabalhadores e que iria mudar o Brasil.
Não nego aqui a nossa trajetória, foi valiosa, conquistamos muitas vitórias, melhoramos a qualidade de vida de muitas pessoas, mas ainda falta muito e o maior erro de um partido, de um sistema ou de um pessoa é cristalizar as vitórias conseguidas e não conseguir olhar para frente, é sentar em cima dos louros da vitória e ficar contabilizando-os.
O nosso sonho de liberdade, de autodeterminação, de autonomia, de ativismo autoral, de democracia ativa, continua.
E, alguns povos tiveram a coragem de investir neles, com mais garra ou mais sabedoria, sem descuidar-se de estar sempre pesquisando o que os demais países estão fazendo.
É por isso que trago à sua apreciação este vídeo que mostra uma experiência de um partido na Islândia.
Um abraço, pois somos todos irmãos.

Nenhum comentário: